- Área: 532 m²
-
Fotografias:Tim Van de Velde
Descrição enviada pela equipe de projeto. Villa Roces é integrada em um terreno retangular de cerca de 70 m de comprimento e 30 m de largura, situado nos arredores da floresta de Bruges. O projeto consiste em uma parede de 50 m de comprimento e 4,20 m de altura feita em madeira acompanhando uma caixa de vidro deslocada de 6 m de largura.
A casa foi construída ao longo desta parede, com a intenção de atender a falta de luz e para refletir a presença da floresta, a verticalidade das árvores, etc. Os 54 m de parede funcionam como pano de fundo para o volume transparente. Esta parede não é apenas visível externamente, mas continua visível internamente.
Como o volume transparente foi concebido como uma caixa, o espaço interno é preenchido com caixas e volumes claramente definidos com os elementos estruturais incorporados.
A caixa de vidro é recuada em três lados:
- Um lado para dar acesso ao estacionamento subterrâneo.
- Um para a piscina semi-enterrada.
- E um para o acesso, na parte de trás da casa, para o quarto principal e banheiro anexo.
O projeto do plano é muito simples:
- No nível do jardim, há uma chegada, cozinha, sala de jantar e lareira. A cozinha pode ser separada da sala de jantar com uma grande porta de correr.
- Os quartos das crianças e o quarto principal estão empilhados, um acima do outro, colocados em dois pisos, com sala em meio nível.
- Em frente ao quarto principal, temos uma sala de estar secundária, criando um espaço entre os dois níveis.
- A inclinação permite a conexão entre a sala de estar e os quartos das crianças.